sexta-feira, 6 de março de 2009

Venha conhecer a cidade de JOÃO PESSOA!

Parque Solon de Lucena/João Pessoa/PB
Vários são os motivos para você conhecer João Pessoa:
  • Capital do estado da Paraíba;
  • Terceira cidade mais antiga do Brasil, dispondo de um grande legado arquitetônico e cultural, que inclui importantes monumentos do barroco colonial;
  • Considerada pela ONU a segunda cidade mais verde do mundo, com 23m² de área verde por habitante;
  • No Farol do Cabo Branco, na Ponta do Seixas se encontra o Ponto Extremo Oriental das Américas, local que justifica o fato de que aqui o sol nasce primeiro;
  • Possui a maior reserva de floresta atlântica natural em área urbana do Brasil, o Jardim Botânico (Mata do Buraquinho), com 471 hectares de extensão;
  • Ter leis que protegem seu litoral, proibindo construção de prédios com mais de três andares nas duas primeiras ruas paralelas à orla;
  • Apresentar ainda um dos menores índices de violência do país;
  • Ser conhecida por "capital das acácias", "cidade jardim" e segundo definição de José Américo: "João Pessoa apresenta uma feição mais vegetal do que urbana".
Entre tantos adjetivos, João Pessoa destaca-se no Nordeste brasileiro por ser uma cidade com baixo índice de violência, um lugar tranqüilo. Com um rico patrimônio histórico, retratado em igrejas, museus, pátios e obras da época colonial, a cidade tem um alto valor cultural.

Um pouco de sua história:

A cidade de João Pessoa foi criada durante o antigo sistema colonial para exercer funções administrativas e comerciais. Com um sítio favorável, como local de defesa, tornou-se logo o centro comercial responsável pela coleta da produção local de açúcar, principal produto do Brasil Colônia, que se destinava à metrópole. Portanto, foi uma cidade que surgiu pela imposição de um mercado externo, para satisfazer as necessidades da metrópole.
Daí o motivo de João Pessoa ter nascido com o título de cidade, com o nome original de Nossa Senhora das Neves, em homenagem à santa do dia, em 5 de agosto de 1585, quase um século após a chegada dos portugueses ao Brasil.
A demora da ocupação do território deveu-se, em grande parte, à resistência indígena local, que conseguiu deter quatro expedições portuguesas. Durante quase todo o século XVI, os franceses, apoiados pelos índios nativos (potiguaras e tabajaras), permaneceram na Paraíba, praticando o contrabando do pau-brasil. Mas, uma quinta expedição, comandada pelo capitão João Tavares, obteve sucesso quando conseguiu firmar um pacto com o índio Piragibe, morubixaba dos tabajaras (rival dos potiguaras), à margem direita do Rio Sanhauá, onde foi fundada a cidade. Ali, foram construídos o Forte do Varadouro, as primeiras casas e igrejas.
Durante o período em que Portugal foi mantido sob o domínio espanhol, a cidade passou a ser chamada Filipéia de Nossa Senhoras das Neves, em 29 de outubro de 1585, em atenção ao rei da Espanha, D. Felipe II.
Por ocasião da invasão holandesa, ocorrida em 24 de dezembro de 1634, a cidade muda o nome outra vez, para “Frederikstadt” (Frederica), em homenagem a Frederico Henrique, príncipe holandês.
Foram 20 anos sob o domínio holandês, até que em 1654, com o apoio do movimento da insurreição, organizado pelo paraibano, André Vidal de Negreiros, a Paraíba conseguiu libertar-se e, com o retorno ao domínio português, ocorreu nova mudança no nome da cidade, que passou a ser Parahyba, em 10 de novembro de 1654.
Durante a revolução de 30, quando a Paraíba teve uma significativa participação, na política do país, novo fato veio a modificar a denominação da cidade: a morte de João Pessoa, na época presidente do Estado, que foi assassinado em Recife. Em honra à sua memória, a 4 de setembro de 1930, foi aprovada a Lei Estadual que alterou o nome do município para João Pessoa, mantendo-se assim até hoje.
A cidade, fundada em 1585, tem um importante conjunto de construções em estilo barroco, com evidência para a Igreja de São Francisco e o Convento de Santo Antônio.
João Pessoa possui um rico acervo barroco. Essa influência arquitetônica é constituída de quatro ordens religiosas, que formam geometricamente o formato de uma cruz, que são:
Ordem dos Jesuítas;
Ordem dos Franciscanos (Igreja de São Francisco);
Ordem das Carmelitas ( Igreja do Carmo);
Ordem dos Beneditinos (Igreja de São Bento).
Suas praias urbanas tem águas calmas, muitos recifes e passeios de barco para piscinas naturais. Próxima da área mais urbanizada da cidade está a Praia da Ponta do Seixas, muito visitada por ser o ponto mais oriental das três Américas. A melhor vista desse local é o Farol do Cabo Branco. De barco ou de bugue, o turista pode fazer passeios para as praias do Litoral Sul (até Tambaba), ou optar pela balsa de Cabedelo para visitar praias mais desertas do Litoral Norte (até o município de Lucena).

5 comentários:

  1. Oi Fernandes,
    Este blog tráz muitas informações interessantes sobre a cidade de João Pessoa, gostaria que você colocasse mais pontos turísticos da cidade.
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernandes,
    Gostei das informações, das fotos, quero ver mais fotos em breve.
    Parabens
    André

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernandes,
    Bem interessante,gostei muito,monstre o que Joao Pessoa tem a noite por favor,estou aguardando.
    ..........

    ResponderExcluir
  4. Fui nas águas limpas de Picãozinho, visitei Areia Vermelha, conheci praias do nosso litoral paraibano, dei uma volta pelos pontos turístico da nossa querida João Pessoa, vi e revivi momentos de minha vida que já se foi e que está presente em cada canto desta cidade tão especial.
    Parabéns pelo blog!!!!! Continue só atualizando para que possamos sonhar mais de olhos abertos.
    Corina

    ResponderExcluir
  5. em joao pessoa amei tudo que vi voltei para casa com uma unica certeza que voltarei o mais breve possivel deixei uma parte dos meus pensamentos naquela cidade

    ResponderExcluir