domingo, 8 de março de 2009

Passeios que você deve fazer em JOÃO PESSOA:


Farol do Cabo Branco/João Pessoa/PB

Praça Antenor Navarro/João Pessoa/PB
Teatro Santa Roza/João Pessoa/PB
  • City Tour: Passeio pelos principais pontos turísticos da cidade, iniciando pelas praias de Tambaú e Cabo Branco, Farol do Cabo Branco onde apreciaremos a bela paisagem do ponto mais oriental das Américas - Ponta do Seixas. Venha conhecer o lugar onde o sol nasce primeiro! Em seguida visitaremos a parte histórica da 3º cidade mais antiga do Brasil (1585), passando pelo Parque Solon de Lucena - nosso “cartão postal”, Praça Antenor Navarro, Teatro Santa Rosa, Praça dos Três Poderes, Igreja de Nsa. Sra. do Carmo, Conjunto Franciscano (Igreja de São Francisco, o Cruzeiro e o Convento de Santo Antônio), Basílica de Nsa. Sra. das Neves, Mosteiro de São Bento e muito mais... No final do nosso tour, faremos uma parada para compras no MAP (Mercado de Artesanato Paraibano). Este passeio normalmente necessita de um período de 3 horas.

Pôr-do-Sol na praia do Jacaré/Cabedelo/PB

Pôr-do-Sol na praia do Jacaré/Cabedelo/PB

  • Pôr-do-sol na Praia do Jacaré: Uma vila de pescadores com uma praia fluvial banhada pelo rio Paraíba. O nome vem dos hidroaviões que desciam aqui nas décadas de 40 e 50. A praia de Jacaré a primeira vista parece comum, mas no entanto ela tem uma atração sedutora. A série de bares erguidos sobre a água do rio são todos voltados para o poente. Saída: 16:00 horas. Retorno: 18:30 horas.

Picãozinho/João Pessoa/PB

  • Picãozinho: Localizado em frente a praia de Tambaú, a 2Km da costa, um banco de coral cercado de piscinas naturais de águas tão claras que permitem a visão de peixes e outros animais marítimos sob sua superfície. O passeio para as Piscinas Naturais do Picãozinho, somente ocorre durante as marés baixas. Você vai simplesmente adorar este passeio! Não deixe de conhecer este paraíso ecológico, um ambiente tranquilo com muito ar puro, águas mornas e transparentes.           Saída: depende do horário da maré, veja a tábua das marés neste site: www.passeioemjoaopessoa.com.br. Retorno: mais ou menos 2 horas e 40 minutos depois.


Ilha de Areia Vermelha/Cabedelo/PB
  • Ilha de Areia Vermelha: Localizada no município vizinho de Cabedêlo, a 1,5 Km da Costa, a ilha de Areia Vermelha é um banco de areia submerso que aparece durante as marés baixas. Esta região guarda submersa em suas águas, corais belíssimos de cores diversificadas cravados em cavernas que fazem sua areia apresentar esta cor mística. A multiplicidade e a diversidade deste ecossistema a faz ser explorada turisticamente, como uma das principais ofertas de motivação turística de todo o estado. Saída: depende do horário da maré, veja oa tábua das marés no site: www.passeioemjoaopessoa.com.br. Retorno: mais ou menos 3 horas depois.
Litoral Norte/Cabedelo/PB
Litoral Norte/Igreja Nossa Senhora da Guia/Lucena/PB

  • Litoral Norte: Partindo da praia de Tambaú, seguiremos pelas praias de Manaíra, Bessa, Camboinha e Formosa, chegando a cidade portuária de Cabedelo, onde visitaremos a Fortaleza de Santa Catarina e o marco zero da Transamazônica. Seguindo temos as praias do município de Lucena. Este passeio fica mais emocionante se for feito de buggy. Saída: 09:00 horas. Retorno: 16:00 horas.
Litoral Sul/Praia de Tambaba/Conde/PB

Litoral Sul/Praia do Amor/Conde/PB
Litoral Sul/Falésias na Praia de Tambaba/Conde/PB
  • Litoral Sul: Barra do Rio Gramame e praias de Jacumã, Carapibus, Tabatinga, Coqueirinho e Tambaba, primeira praia oficial de naturismo do Nordeste, reconhecida pela Federação Brasileira de Naturismo - FBN. Encontra-se a 40km de João Pessoa, no município do Conde, com mar verde azulado, águas mornas, piscinas naturais, falésias de até 20m de altura e vegetação agreste, cheia de paisagens inesquecíveis. Local maravilhoso para os amantes da natureza e praticantes do Naturismo. Este passeio é muito mais emocionante se for feito de buggy, pois existem trilhas ecológicas que só são acessíveis com o buggy. Saída: 09:00 horas. Retorno: 16:00 horas.

sábado, 7 de março de 2009

Pontos turísticos da cidade de João Pessoa!

Farol do Cabo Branco/João Pessoa/PB

Belas praias e sol o ano todo são características comuns a todo o litoral nordestino. Mas, o sol que chega primeiro, você só encontra em João Pessoa, mais especificamente, na Ponta do Seixas, o PONTO EXTREMO ORIENTAL DAS AMÉRICAS. Ornada de coqueiros e conservando parte de sua beleza selvagem, Seixas é uma das muitas praias que fazem dos 130 quilômetros de litoral da Paraíba, um eterno convite ao lazer a ao divertimento.


Igreja São Francisco/João Pessoa/PB
João Pessoa possui um vasto acervo arquitetônico formado, principalmente, de construções barrocas. A presença das ordens religiosas e o rápido enriquecimento dos barões do açúcar e do algodão deram à cidade monumentos que, ainda hoje, impressionam pelo seu vigor e pela beleza de sua construção. A religiosidade dos seus colonizadores pontilhou a capital paraibana de templos com grande beleza arquitetônica, entre os quais se destacam: o conjunto de São Francisco, Mosteiro de São Bento, a Igreja da Guia e a Capela da Ordem Terceira do Carmo. O conjunto arquitetônico de São Francisco, formado pelo Convento de Santo Antônio e pela Igreja de São Francisco, situados na parte alta da cidade foi concluído em 1770 e é o maior destaque da nossa história. A obra causa impacto pela sua grandiosidade e pela beleza do acabamento, que inclui talhas em madeira recobertas de ouro e ricas cantarias em pedra com motivos portugueses e orientais.
Basílica Nossa Senhora das Neves/Joãp Pessoa/PB


Parque Solon de Lucena (Lagoa)/João Pessoa/PB

Localizada bem no coração da cidade, rodeada por uma variedade importante de árvores representadas principalmente por centenárias palmeiras imperiais, ipês amarelos e acácias, árvore símbolo da cidade, a Lagoa é o cartão postal de João Pessoa. Os jardins da Lagoa foram projetados pelo paisagista Burle Marx.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Venha conhecer a cidade de JOÃO PESSOA!

Parque Solon de Lucena/João Pessoa/PB
Vários são os motivos para você conhecer João Pessoa:
  • Capital do estado da Paraíba;
  • Terceira cidade mais antiga do Brasil, dispondo de um grande legado arquitetônico e cultural, que inclui importantes monumentos do barroco colonial;
  • Considerada pela ONU a segunda cidade mais verde do mundo, com 23m² de área verde por habitante;
  • No Farol do Cabo Branco, na Ponta do Seixas se encontra o Ponto Extremo Oriental das Américas, local que justifica o fato de que aqui o sol nasce primeiro;
  • Possui a maior reserva de floresta atlântica natural em área urbana do Brasil, o Jardim Botânico (Mata do Buraquinho), com 471 hectares de extensão;
  • Ter leis que protegem seu litoral, proibindo construção de prédios com mais de três andares nas duas primeiras ruas paralelas à orla;
  • Apresentar ainda um dos menores índices de violência do país;
  • Ser conhecida por "capital das acácias", "cidade jardim" e segundo definição de José Américo: "João Pessoa apresenta uma feição mais vegetal do que urbana".
Entre tantos adjetivos, João Pessoa destaca-se no Nordeste brasileiro por ser uma cidade com baixo índice de violência, um lugar tranqüilo. Com um rico patrimônio histórico, retratado em igrejas, museus, pátios e obras da época colonial, a cidade tem um alto valor cultural.

Um pouco de sua história:

A cidade de João Pessoa foi criada durante o antigo sistema colonial para exercer funções administrativas e comerciais. Com um sítio favorável, como local de defesa, tornou-se logo o centro comercial responsável pela coleta da produção local de açúcar, principal produto do Brasil Colônia, que se destinava à metrópole. Portanto, foi uma cidade que surgiu pela imposição de um mercado externo, para satisfazer as necessidades da metrópole.
Daí o motivo de João Pessoa ter nascido com o título de cidade, com o nome original de Nossa Senhora das Neves, em homenagem à santa do dia, em 5 de agosto de 1585, quase um século após a chegada dos portugueses ao Brasil.
A demora da ocupação do território deveu-se, em grande parte, à resistência indígena local, que conseguiu deter quatro expedições portuguesas. Durante quase todo o século XVI, os franceses, apoiados pelos índios nativos (potiguaras e tabajaras), permaneceram na Paraíba, praticando o contrabando do pau-brasil. Mas, uma quinta expedição, comandada pelo capitão João Tavares, obteve sucesso quando conseguiu firmar um pacto com o índio Piragibe, morubixaba dos tabajaras (rival dos potiguaras), à margem direita do Rio Sanhauá, onde foi fundada a cidade. Ali, foram construídos o Forte do Varadouro, as primeiras casas e igrejas.
Durante o período em que Portugal foi mantido sob o domínio espanhol, a cidade passou a ser chamada Filipéia de Nossa Senhoras das Neves, em 29 de outubro de 1585, em atenção ao rei da Espanha, D. Felipe II.
Por ocasião da invasão holandesa, ocorrida em 24 de dezembro de 1634, a cidade muda o nome outra vez, para “Frederikstadt” (Frederica), em homenagem a Frederico Henrique, príncipe holandês.
Foram 20 anos sob o domínio holandês, até que em 1654, com o apoio do movimento da insurreição, organizado pelo paraibano, André Vidal de Negreiros, a Paraíba conseguiu libertar-se e, com o retorno ao domínio português, ocorreu nova mudança no nome da cidade, que passou a ser Parahyba, em 10 de novembro de 1654.
Durante a revolução de 30, quando a Paraíba teve uma significativa participação, na política do país, novo fato veio a modificar a denominação da cidade: a morte de João Pessoa, na época presidente do Estado, que foi assassinado em Recife. Em honra à sua memória, a 4 de setembro de 1930, foi aprovada a Lei Estadual que alterou o nome do município para João Pessoa, mantendo-se assim até hoje.
A cidade, fundada em 1585, tem um importante conjunto de construções em estilo barroco, com evidência para a Igreja de São Francisco e o Convento de Santo Antônio.
João Pessoa possui um rico acervo barroco. Essa influência arquitetônica é constituída de quatro ordens religiosas, que formam geometricamente o formato de uma cruz, que são:
Ordem dos Jesuítas;
Ordem dos Franciscanos (Igreja de São Francisco);
Ordem das Carmelitas ( Igreja do Carmo);
Ordem dos Beneditinos (Igreja de São Bento).
Suas praias urbanas tem águas calmas, muitos recifes e passeios de barco para piscinas naturais. Próxima da área mais urbanizada da cidade está a Praia da Ponta do Seixas, muito visitada por ser o ponto mais oriental das três Américas. A melhor vista desse local é o Farol do Cabo Branco. De barco ou de bugue, o turista pode fazer passeios para as praias do Litoral Sul (até Tambaba), ou optar pela balsa de Cabedelo para visitar praias mais desertas do Litoral Norte (até o município de Lucena).